terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Wendy - Maio Jovem (1999)



Renato Santos aka Estaca (guitarra e gritos; ex membro dos Primatta), Miguel Godinho (voz), Miguel Neto (baixo; actualmente membro dos Boris Chimp 504), Pedro Afonso – numa primeira fase (guitarra) e Nuno Marques aka Guru (bateria; agora membro dos Sam Alone and the Gravediggers): eram estes os cinco (mais tarde apenas quatro) membros da banda Wendy, constituída à roda de 1995, à roda de um projeto que aparece primeiro como desculpa para se reunirem à volta de uma amizade, depois como uma necessidade de rebelião e gosto pela música. 

Embora pouca memória tenham dos concertos, em resultado das conjunturas etílicas que definiam as enérgicas actuações, houve alguns que ficaram registados na sua recordação e na de quem a eles assistiu. Como aquele que teve lugar no Morbidus, com o – já por si exímio – espaço a abarrotar, ou aquele a propósito do lançamento da marca de roupa B-Side, juntamente com a banda Jive Bambies, no Bafo de Baco, em Loulé. Para além destes, vários outros concertos tiveram lugar ao longo dos seus cerca de cinco anos de existência bem preenchida, em numerosos e distintos espaços do Algarve.


A banda tinha como local de ensaio um dos espaços que acolhia, por esta altura, possivelmente, o maior número de bandas na cidade Faro, num sítio cedido pelo IPJ de Faro junto ao Largo D. Afonso III, por cima da Taverna da Sé, que chegou inclusive, a albergar a sede da ARCA, e persistiu até finais dos anos noventa tendo chegado, inclusive, a gravar um CD/demo com três faixas que resistiu aos tempos.

01 Suposta
02 Push & Pull
03 Why


A sua actividade terminou na mesma altura em que o espaço em que ensaiava fechou as portas, num processo extremamente complicado e que ditou também um relevante decréscimo na actividade musical e associativa do cenário farense.