domingo, 22 de novembro de 2015

O que foi o Maio Jovem? (1991)




Memorando Maio Jovem

Em 1991 nasceu no Algarve um evento de grande relevância para a Juventude que envolve o Movimento Associativo Juvenil, Entidades Oficiais, Autarquias, Grupos de Teatro, Grupos de Música, Escolas, Grupos Informais de Jovens, Empresas de prestigio, inúmeras personalidades e ainda a imprensa Regional e Nacional. 
O Maio Jovem é já uma grande tradição no distrito de Faro. 
Começou por ser o aniversário do “ Centro de Juventude”, mas hoje é mais do que a simples comemoração da abertura de um espaço para os jovens.

Durante este evento decorrem todos os anos dezenas de iniciativas pelo Algarve em vários dias de actividade intensa, nomeadamente Teatro, Dança, Poesia, Exposições, Desporto (radicais e tradicionais), Música (Moderna, Clássica, Jazz ), Formação, Debates, Intercâmbio, Exposições Temáticas, Artes Plásticas etc...

As Associações são a força motora de todas as realizações do Maio Jovem. Trata-se da demonstração rara e evidente de quanto é importante o dialogo com os jovens, valorizando cada vez mais as suas estruturas as Associações.

O Maio Jovem é um espaço aberto à participação dos jovens, ao intercâmbio de experiências, à criatividade e à independência no seio do Associativismo Juvenil. 

Só em 1994 é que a musica faria parte de um concurso de bandas de formato regional que depressa atingiu o nível nacional.